Comissão Científica do CLAIT 
andrea_clait.jpg

ANDREA MUÑOZ BARRIGA

Participa consecutivamente do CLAIT desde 2012. Organizou o VII Congresso da CLAIT da Faculdade de Ciências Humanas da Pontificia Universidad Católica del Ecuador em 2017. Atualmente é a decana da Faculdade de Ciências Humanas. Seus principais interesses de estudo incluem turismo sustentável, áreas protegidas, conservação e desenvolvimento, bem como sistemas socioecológicos, mudanças climáticas e serviços ecossistêmicos.

maria alejandra_clait.png

MARÍA ALEJANDRA GAZZERA

Diretora do Centro de Pesquisas CECIET-FATU e pesquisadora IPECHS-UNCO-CONICET , organizou pela Faculdade de Turismo da Universidad Nacional del Comahue, o VI Congresso da CLAIT em 2016.  Decana m.c. da Faculdade de Turismo (2014 - 2018). Seus principais interesses de pesquisa incluem concepção e qualidade de serviços, competitividade, gestão do conhecimento e capital intelectual. 

Paulo_editado.jpg

PAULO FEITOSA

É o Representante do CLAIT no Brasil desde 2020. Professor Doutor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex (Reino Unido). Graduado em Ciências Econômicas (2006) e Mestre em Economia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, Doutor em Teoria Econômica (2017) e Pós-doutorado (2018) pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Inovação, Indústria, Desenvolvimento e Economia do Turismo.

pfeitosa@usp.br

PABLO SZMULEWICZ

Dr. Pablo Szmulewicz é Licenciado em Antropologia, Mestre em Desenvolvimento Rural e Dr. em Ciências Econômicas e Empresariais. Atualmente coordena o "Centro de Investigación, Desarrollo e Innovación en Turismo" e o Mestrado em "Gestión e Innovación en Turismo" da Universidad Austral de Chile. Organizou a III edição do Congresso (2001) e receberá a IX edição (2021) na cidade de Valdivia na Universidad Austral de Chile. É Presidente da "Sociedad de Investigadores en Turismo" do Chile que integra mais de 60 investigadores de universidades e centro de investigação em programas de Turismo no Chile.

foto rossana.jpg

ROSSANA CAMPODÓNICO

Participou de todas as edições da CLAIT 2010 até hoje, tendo organizado o IV Congresso na cidade de Montevidéu da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação (Universidade da República, Uruguai) em 2010. Atualmente é Professora Associada de Teoria do Turismo e Diretora Acadêmica do Departamento de Turismo, História e Comunicação (CENUR Litoral Norte, UdelaR). Suas principais linhas de pesquisa são: a história do turismo e da epistemologia.

CLAIT.jpg

BERNARDA BARBINI

Licenciada en Sociología, Magíster en Ciencias Sociales y Políticas, y doctoranda en Geografía. Profesora Titular Regular a cargo de cursos de grado y posgrado en Turismo. Directora del grupo de investigación “Turismo y Sociedad” perteneciente Centro de Investigaciones Económicas y Sociales de la Facultad de Ciencias Económicas y Sociales de la Universidad Nacional de Mar del Plata.  Actualmente se desempeña como Secretaria de Investigación de esta Facultad. Sus principales líneas de investigación se enfocan en los aspectos socioculturales y sociopolíticos del turismo. En calidad de miembro del Centro de Investigaciones Turísticas, participó en el año 1997 de la organización del II Simposio Latinoamericano de Turismo.