© 2019 Grupo de Pesquisa CETES
+55 11 3091-4122
cetes@usp.br

Avenida Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária  São Paulo – 05508-020

      Queluz

Em 2015 discutíamos a necessidade de desenvolver estratégias de aproximação com os municípios, que pudessem ir além da elaboração de um Plano de Desenvolvimento Turístico, mas principalmente acompanhar sua implementação e os resultados de nossa presença numa determinada região. Para colocar esta proposta em prática fizemos uma parceria com a APRECESP e começamos a trabalhar com os municípios que compõem o Vale Histórico, na região do Vale do Paraíba Paulista.

 

Desde então temos atuado em diversas frentes, pensando o território, buscando entender suas dinâmicas, levantando dados sobre o turismo, propondo e discutindo estratégias de desenvolvimento locais. Este trabalho resultou em planos e projetos de Desenvolvimento Turístico para os municípios de São José do Barreiro, Bananal, Silveiras e Queluz, relatórios de pesquisa de pós-doutoramento, de iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso, oficinas, audiências, e muitos encontros. Este ano estamos finalizando nosso projeto e organizando com os gestores públicos deste município um espaço para compartilhar e refletir sobre  este trabalho.

Abaixo, você pode acessar os documentos técnicos produzidos: 

 

2019

Queluz

  • Plano de Desenvolvimento do Turismo (em breve)

Silveiras

2018

Bananal

2017

2016

São José do Barreiro

Confira também, na íntegra, a apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos durante os 5 anos de atuação no Vale Histórico do Paraíba. A apresentação ocorreu durante o "Fórum de Turismo em São José do Barreiro" no dia 18 de junho de 2019 na Fazenda Pau D'Alho em São José do Barreiro (SP). Os trabalhos são resultados de parceria firmada entre o curso de Turismo da ECA/USP, a APRECESP e os municípios do Vale Histórico.